Travesti


Medo. O medo é o mal da humanidade. Entre um soco e outro, lembro dos rostos dos garotos que me batiam na saída da escola. Meu rímel escorria junto às lagrimas de humilhação. É preciso muita coragem pra ser o que se quer ser. Ou melhor, ser o que se é de verdade. A primeira vez que eu senti o medo que as pessoas têm pelo diferente foi dentro de casa. Meu pai tirou minhas vestes femininas à cintadas. Quebrei o salto do sapato da minha mãe tentando fugir. Aos 12 saí de casa. Voltei uma semana depois, atendendo as lágrimas de uma mãe preocupada. Aguentei até completar o ensino médio. Tive sorte, muitas vão parar nas ruas sem qualquer pedido de retorno. O medo fez parte da minha vida o tempo todo. No colégio eu era rejeitada. Obrigada a me comportar como menino. Rechaçada pelos colegas. Meus pais não compareciam as reuniões de colégio que eram marcadas todas as vezes que me tiravam sangue da boca. Nas ruas me tratavam como indigente. Alguém que ninguém quer amar. O resultado da falta de amor e cuidado. Quando na verdade, o modo como me viam era o resultado da falta de amor. Uma das minhas costelas dói muito a essa altura. Já havia desmaiado duas vezes. E no chão, os chutes são mais convidativos. Algo está errado porque uma imensa pressão no peito me impede de continuar a gritar. Lembro-me da minha primeira entrevista de emprego. Estava tão nervosa que não conseguia respirar. Meu antigo nome foi chamado. Gostaria que tivesse sido Andreia, mas já estava feliz por estar concorrendo à vaga. Entrei na sala. O homem engravatado na mesa me olhou dos pés à cabeça, uma cara de desprezo. Fez-me uma única pergunta: Você é o André? E disse que eu não tinha o perfil da empresa. Saí enfurecida, que se fodem! Chorei uma noite inteira. Com a visão já um pouco turva, ouço risos de vitória. Vitória... Vitória do medo. Se me conhecessem veriam que sou uma mulher como outra qualquer. Que sonha, que batalha. Por sorte, alguém vem ao meu socorro. Uma senhora. Deveria estar passando pela rua. Ou será que assistiu a tudo até o final? Minha noção de tempo já não é tão confiável. Acordo na maca de um hospital público. Uma enfermeira me examina com olhos de pena. Ela sabe que esse não será o último ataque do medo.

(Deyvid Peres)

Nenhum comentário:

Postar um comentário